5 fatos que você não sabe sobre cupons de desconto!

Aos poucos, o cupom de desconto cresce no mercado online do Brasil, acompanhando as novas tendências de consumo.

Apesar de ser considerado quase que uma “paixão nacional” pelos americanos, onde esse tipo de negócio já existe desde o século XVIII, ainda é pouco conhecido por aqui.

Em pesquisa realizada recentemente pelo IBISWorld (considerando a receita anual desde 2008 e o desempenho esperado até 2018), foi identificado que este mercado está entre os de maior crescimento nos EUA. Se nos EUA, que já possui essa cultura de cupom de desconto, o mercado continua se desenvolvendo, no Brasil, a busca pelos descontos cresce mais de 100% ao ano.

Os cupons de desconto surgiram em 1888 como uma estratégia de marketing para promover a Coca-Cola. Essa estratégia nunca havia sido usada e foi um imenso sucesso. A marca decolou de vez e, em 1895, a Coca-Cola já era vendida em todos o país. Em 1913, já haviam sido trocados mais de 8,5 milhões de cupons grátis para o consumo da bebida, trazendo reconhecimento da qualidade do produto e elevando os lucros da Coca-Cola ao céu.

Cupom Coca Cola
Primeiro Cupom de Desconto do mundo.

Você deve estar se perguntando agora o motivo de tanto sucesso. Pois bem, quando você recebe um cupom de desconto de uma loja, você cria uma simpatia com aquela marca, ainda mais se a experiência de compra atender (ou superar) suas expectativas, não é mesmo? Pois é pensando nisso que o comércio online usa esse recurso como estratégia de fidelização de clientes.

 

Atraídos pelos descontos, os consumidores acabam conhecendo mais produtos da marca, ao mesmo tempo em que indicam a promoção – e a loja como um todo – para amigos e familiares.

 

As vantagens do cupom de desconto são muitas, tanto para anunciantes quanto para consumidores e por isso vêm conquistando marcas de diferentes segmentos. O aumento na quantidade de clientes, a praticidade e o baixo investimento são benefícios evidentes para as empresas, mas aqui listaremos algumas vantagens que você provavelmente nunca tinha parado para pensar:

 

  1. INFLUÊNCIA

Estudos mostram que cupons são o “segundo tipo de boca a boca” no sentido de influenciar as decisões de consumo. Todos sabem que recomendações de pessoas confiáveis são extremamente importantes na credibilidade de uma marca ou produto, mas poucos sabem que cupons produzem um efeito similar.

  1. MARKETING MENSURÁVEL

Publicidade/marketing são difíceis de medir com precisão, mas cupons podem ser facilmente rastreados por taxa de uso, dando informações valiosas sobre o seu consumidor. Quando os cupons são divulgados online, é possível medir também a quantidade de visualizações e de cliques, a aprovação ou reprovação dos consumidores através de comentários, opções “curtir”, entre outras formas. É possível inclusive ir estudando o gosto do público para criar ofertas mais direcionadas.

  1. VISIBILIDADE

Diferentemente de outras formas de publicidade, que são facilmente esquecidas, cupons são guardados para o uso – seja na forma de papel ou de arquivo no computador, e-mail, etc. Dessa forma, a marca que anuncia com cupom ganha uma maior visibilidade.

  1. SÃO COMO CONVITES

Eles oferecem ao cliente algo mais pessoal que um anúncio convencional: a promessa de um benefício. Aquele que de alguma forma visualizou o anúncio receberá uma vantagem por isso, o que gera um sentimento de aproximação e gratidão.

  1. ATINGEM CONSUMIDORES DE ALTA RENDA

Um estudo realizado nos Estados Unidos (The Coupon Comeback) mostra que famílias com renda de pelo menos 100 mil dólares por ano são quase duas vezes mais propensas a utilizar cupons que famílias com renda inferior.

 

 

Harvard Business Review

Para finalizar, cabe acrescentar que uma pesquisa feita pela Harvard Business Review concluiu que de cada 100 pessoas que veem um cupom, 27 utilizam. As outras 73 que não usam acabam visitando a loja e comprando 60% mais que as outras. Assim, além do alcance imediato, anúncios com cupons geram um grande número de clientes potenciais, que guardam uma imagem positiva da marca.

É no contexto desse post que lhe apresentamos ao Offletz, que foi criado para ser a forma mais econômica e prática para os consumidores encontrarem as melhores vantagens de compra e as empresas divulgarem as suas melhores ofertas. É uma solução tecnológica extremamente útil para todos. Saiba mais em www.offletz.com

Fonte: webestrategica

Natália Goldberg

Designer, especialista em comunicação empresarial. Apaixonada por gestão e impulsionadora de negócios através do marketing digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *