Dicas essenciais para você começar a economizar hoje! [Planilhas Gratuitas]

Poupar dinheiro mensalmente é um passo importante para conseguir independência financeira e mais qualidade de vida. O ato de poupar vai ajudar você a realizar mais investimentos e fazer esse dinheiro se multiplicar. Conquistar seus sonhos no curto, médio ou longo prazo também se tornará uma tarefa mais fácil e você ainda terá uma reserva de emergência que poderá ser usada em situações críticas ou para quitar dívidas.

Especialistas indicam que um valor bom para ser poupado mensalmente é de 10% do salário. Isso é válido quando você quer começar a poupar sem um objetivo inicial em mente, porém se você tem algum objetivo a ser atingido, o ideal é fazer um cálculo de quanto precisa economizar mensalmente para atingir aquele objetivo.

O cálculo é bem simples, vamos supor que o seu objetivo é, daqui a um ano, trocar os móveis da sua casa e colocar móveis planejados e isso lhe custará R$30.000,00. Para saber quanto você precisará economizar por mês, basta pegar o valor total e dividir pela quantidade de meses que você estabeleceu. Nesse caso, você precisaria economizar R$2.500,00 por mês.

O segredo é colocar metas alcançáveis. Utilize prazos que você sabe que pode cumprir para não se frustrar, combinado? Pronto, você já sabe quanto precisaria por mês, mas como vai conseguir economizar todo esse dinheiro? O cálculo é simples, mas economizar as vezes não é tão simples assim. Para isso, há inúmeras táticas e ferramentas que ajudam você a manter o controle das finanças. Há inúmeras opções disponíveis para smartphone, e você deve escolher aquelas com as quais se sente melhor. Veja algumas:

 

1. Finanças pessoais (disponível para android)

Totalmente remodelado para o novo Material Design do Android Lollipop, o aplicativo Finanças Pessoais garante que os usuários criem relatórios e controlem até mesmo as faturas de cartão de crédito. Com isso, ele permite a criação de calendários com previsão de gastos para evitar surpresas nos meses seguintes.

 

2. Minhas economias (disponível para android e iOS)

Com o Minhas Economias, é possível construir planilhas bem completas para saber quanto dinheiro existe na sua conta, quais foram os gastos e quais serão as próximas saídas de capital. Existe uma versão para iPhone (clique aqui para acessar) e também uma para Android (clique aqui para acessar), que ainda conta com links importantes para quem quer aprender mais sobre economia doméstica.

 

3. Cartão fácil (disponível para android)

Este aplicativo é ideal para quem não gosta de carregar “dinheiro vivo” dentro da carteira. O Cartão Fácil Free permite que você insira todos os gastos que tiver com cartões de crédito ou débito para nunca se surpreender com a fatura ou com a redução do saldo na sua conta bancária. É possível até mesmo cadastrar compras em parcelas para saber quanto será gasto no futuro.

 

4. Bill Reminder (disponível para windows phone)

Está difícil se lembrar se pagar todas as contas que precisa para não ter que pagar multa depois? Então você precisa conhecer o aplicativo Bill Reminder. Ele funciona como um calendário totalmente dedicado às faturas que precisam ser pagas mensalmente. É possível configurar diversos alertas para que nunca mais você se esqueça de algum pagamento importante.

 

5. Guia Bolso (disponível para iOS)

Outro aplicativo que garante um ótimo controle de tudo o que é gasto é o GuiaBolso. Com ele, qualquer pessoa pode gerenciar as finanças com muita qualidade e beleza. Há maneiras bem simples de adicionar cartões e sincronizar contas bancárias para fazer com que todo o relatório fique centralizado e completo.

 

Para quem não é muito adepto a tecnologias e ainda gosta de uma boa e velha planilha, ou de papel e caneta, nós reunimos algumas planilhas que encontramos e que pode te ajudar nessa missão! Para fazer o download do material clique aqui!

Agora você sabe como manter um controle melhor sobre suas finanças e ficar de olho onde o seu dinheiro está sendo empregado, mas só isso não basta. Você precisa reduzir os gastos. Com o auxílio desses apps ou de planilhas, você conseguirá identificar melhor o que é gasto supérfluo ou não. Em muitos casos os gastos fixos são elevados, o que dificulta na hora de economizar e as formas de juntar dinheiro também podem variar de acordo com cada estilo de vida e situação, mas algumas dicas gerais podem ajudar nesse objetivo:

  • Faça da prática de poupar dinheiro uma regra e tenha disciplina. O ideal é ter o compromisso de juntar a quantidade X de dinheiro da mesma forma que teria o compromisso de pagar uma prestação com regularidade.
  • Para que o dinheiro esperado sobre ao final do mês, sempre corte gastos supérfluos. Tente localizar os gastos que podem ser eliminados e utilize dinheiro apenas naquilo que é indispensável.
  • Ao ganhar algum dinheiro que não era esperado, guarde! A maioria das pessoas tende a usá-lo, mas é preferível guardar esse dinheiro para algum projeto futuro ou mesmo para pagar alguma dívida.
  • Faça uso de cupons de desconto para reduzir o custo de coisas que são indispensáveis para você naquele momento. Com uso de cupons de desconto, você economiza em cada gasto necessário que houver. Nós podemos te ajudar com isso, basta clicar aqui para acessar nosso site!
  • Outras dicas para reduzir gastos necessários: Tome banhos mais curtos, Retire os aparelhos da tomada após o uso, Desligue a televisão quando trocar de cômodo, Evite abrir a geladeira sem necessidade, Leve comida de casa para o trabalho, Pesquise os preços no supermercado, Experimente diversões gratuitas como passear no parque, Faça exercício ao ar livre ao invés de pagar uma academia, entre outras opções.
  • Abra uma poupança exclusivamente para colocar todo esse dinheiro economizado e esqueça que ela existe.
  • Uma outra dica importante é: Guarde o dinheiro que deseja poupar mensalmente assim que receber o salário, como se fosse um pagamento. Se deixar para guardar o que sobra, nunca vai começar ou pode ser que falte para atingir essa meta mensal.
  • Compre à vista sempre que possível. E peça desconto, você tem direito.
  • Cuidado com os pequenos gastos. Eles arrasam seu orçamento sem que você perceba. Um cafezinho aqui, uma bijuteria acolá parecem inofensivos, mas, somados, podem significar um bom dinheiro.
  • Não espere ter um aumento de salário para investir. O segredo é adaptar seu padrão de vida àquilo que recebe.
  • Reserve algum dinheiro para diversão. Mas procure alternativas de lazer mais em conta – uma pizza com os amigos em casa pode ser tão divertido quanto ir ao restaurante. E sai bem mais barato.

 

Pronto, já te demos as dicas iniciais para você começar a juntar dinheiro e aumentar seu poder de compra, agora é a sua vez de botar em prática. E não esquece de contar pra gente se nossas dicas foram valiosas para você. Adoraremos saber se você conseguiu atingir seu objetivo!

Natália Goldberg

Designer, especialista em comunicação empresarial. Apaixonada por gestão e impulsionadora de negócios através do marketing digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *